Tags

, , , , , ,

Bom dia! É chegada a hora de separarmos os documentos para o casamento civil e religioso!

Segue a lista dos documentos necessários:

Solteiros

1.Certidão de nascimento.

2. Carteira de identidade.

Divorciados

1.Certidão de casamento com averbação de divórcio.

2.Carteira de identidade.

3.Formal de Partilha.

Quando optar por outro regime do casamento, exceto separação de bens.

Viúvos

1.Certidão de casamento.

2.Certidão de óbito.

3.Carteira de identidade.

4.Formal de Partilha do inventário.

Quando optar por outro regime do casamento, exceto separação de bens.

Detalhe: todos os documentos devem ser originais e duas pessoas são necessárias como testemunhas com carteira de identidade para abertura do processo que deve ser feita de 30 a 90 dias antes da data estabelecida para a assinatura dos documentos do casamento civil.

Portanto: mãos à obra noivas que, como eu, estão a pouco mais de 60 dias do casamento!

Para o casamento religioso também são necessários alguns documentos (além do pagamento de taxa na igreja) com dois meses de antecedência à data do casamento:

A. Batistério do noivo e da noiva.

B. Certificado do Curso de Noivos.

C. Declaração fornecida pelo cartório no dia em que vocês marcam o casamento.

D. Cópia da carteira de identidade dos noivos.

3 – Dar entrada dos documentos do processo de casamento na igreja pertencente à paróquia da região onde reside a noiva ou o noivo. Isso acontecerá com 90 dias, pois o cartório não aceita a marcação da data de casamento antes de 100 dias.
Este tempo de 90 dias na igreja é necessário para que todas as providências sejam tomadas, transferências, entrevistas e publicação dos proclamas.
Proclamas: Publicação da cerimônia religiosa de casamento, que é fixado nos quadros de avisos ou murais da igreja.

4 – Independente de qual a igreja escolhida para seu casamento, os noivos devem entrar com o processo na paróquia de sua região, especificando a igreja em que será realizado o casamento.

5 – Após 15 dias, os noivos devem verificar se o processo chegou à igreja solicitada e então confirmar o horário e o celebrante na secretaria.

6 – Tendo acertado data e horário é necessário marcar a entrevista com o padre responsável pela igreja. Nessa entrevista ele irá tratar de assuntos de ordem prática da cerimônia, esclarecendo dúvidas dos noivos e também se certificando do firme propósito dos noivos de se casarem.

7 – Avisar o celebrante se haverá missa e esclarecer como será a cerimônia em formas gerais, lembrando-se de que se forem comungar os noivos deverão ter feito a confissão.

8 -Escolher os músicos e avisar o responsável pela igreja.

A cerimônia é muito importante, portanto dêem a esse assunto a devida atenção. Chequem detalhes com cuidado para ter tudo da forma planejada.

 

♥♥♥

Texto: Cartório Antônio do Prado, valecasar.com.br

 

No caso da nossa cerimônia, que será feita no espaço de festas e com padre da Igreja Ortodoxa (igreja de batismo do noivo), a documentação necessária é a seguinte:

Solteiros: Xerox da Certidão de Nascimento, Xerox do RG, Certidão de Batismo original atualizada (datada dos últimos 6 meses) – é necessário dirigir-se à Paróquia em que foi batizado(a) e solicitar Certidão de Batismo (Batistério) para fins matrimoniais (Cópia da Certidão não será aceita).

Segundas núpcias: Xerox autenticado da Averbação do Divórcio (não será aceita cópia simples), Xerox do RG, Certidão original de Casamento Religioso. Caso não a possua o(a) noivo(a) deverá dirigir-se à Paróquia em que se realizou o Matrimônio e solicitar 2a via. Os que não tiveram contraído o Matrimônio na Igreja deverão apresentar a Certidão de Batismo original atualizada.

CASAMENTO CIVIL É OBRIGATÓRIODez (10) dias antes deverá ser entregue à Secretaria da Igreja xerox autenticado da Certidão de Casamento Civil. A Secretaria da Igreja não expedirá Certidão do Casamento Religioso sem a apresentação da Certidão de Casamento Civil.

Fonte: Catedral Ortodoxa

O pároco da Igreja Ortodoxa São Nicolau (Pe. Rafael) é quem celebrará nossa cerimônia! Já marcamos nossa palestra (curso de noivos) e estamos bem ansiosos com sua celebração. Ele é muito carismático e atento aos detalhes. Procurou dar oportunidades de nos conhecermos melhor… E isso torna a cerimônia mais intimista e emocionante, como a gente sonha!

♥♥♥

Anúncios