Tags

, , , , ,

Será que todas as noivinhas estão se lembrando de fazer os exames pré-nupciais???!!! :-O

Independente do casal ter vida sexual ativa ou não, é importante que se faça esses exames que têm finalidade de avaliar as condições de saúde do futuro casal, preparando-o para constituição da futura prole.

Para a mulher os exames são:

Colpocitologia oncológica ou Papanicolaou;

– Hemograma completo: avalia se há anemia, alterações de glóbulos brancos ou de células da coagulação denominadas plaquetas. Pode-se tratar algumas dessas doenças ou aconselhar sobre o risco de transmissão numa gestação.

– Tipagem sangüínea: identifica o grupo de sangue ABO e Rh. Se a mulher for Rh negativo, devemos conhecer a tipagem do seu futuro marido para se aconselhar se haverá alguns cuidados especiais em gestações ou partos, o que ocorre no caso dele ser Rh positivo.

– Reações sorológicas para a sífilis: detectam possível contaminação assintomática, possibilitando tratamento que cura a doença.

– Sorologia para rubéola: se a paciente não tem imunidade para a rubéola, deve ser vacinada e não engravidar por pelo menos três meses. A vacinação, na adolescência ou antes do casamento, protegerá o seu feto em gestação futura.

– Sorologia para hepatite B e C: se houver a presença do vírus B ou C a mulher deve ser acompanhada por um infectologista e conhecer os riscos de transmissão da doença. Se ela tiver a sorologia negativa para a hepatite B, deve ser vacinada. Para o vírus C, infelizmente, ainda não há vacina. Se ela for de risco para contrair hepatite do tipo A, também pode ser vacinada.

– Sorologia para HIV: deve ser feita com o consentimento do paciente, mas tem importância fundamental para ser iniciado tratamento adequado e aconselhamento quanto a gestações futuras.

– Exame de sedimento urinário: pode detectar infecções assintomáticas tratáveis.

– Exame de fezes: permite o diagnóstico e o tratamento de várias parasitoses assintomáticas, que podem trazer conseqüências indesejáveis no futuro.

Os exames pré-nupciais para o homem são: o hemograma, o sedimento urinário, o de fezes, as sorologias para sífilis, hepatites e HIV, tipagem sangüínea e o espermograma, para serem conhecidas suas condições de fertilidade.

E aí? Vamos marcar uma consulta com a ginecologista para não termos problemas futuros? É importante para elucidarmos também possíveis dúvidas sobre métodos anticoncepcionais…

♥♥♥

Fonte: Medicina Avançada Dra. Shirley de Campos
Foto: Reprodução
Anúncios